UMA CASA SEM JANELAS
- vinicius aleixo
- Nov 16, 2023
- 2 min read
autores Manuel Cucurell, Sebastián Virasoro | ano 2013 | área 139 m² | lugar Roldán, Argentina

a casa cisura [fissura, em português] encontra-se em uma região dos pampas argentinos que passava, na época do projeto, por um processo de transição: do ambiente rural ao espaço urbano primitivo, ocasionado por um crescimento econômico que estimulava uma fuga da agitação da cidade.
em meio a este contexto de mudança, a casa foi pensada para adequar-se tanto às necessidades do cliente quanto às vicissitudes próprias do lugar. desta forma, em um primeiro momento o projeto objetiva garantir segurança em uma localidade erma, no entanto, a longo prazo, destina-se a promover uma privacidade generosa para seus moradores em um futuro mais denso e populoso.
este desejo por proteção e privacidade deu à luz ao que talvez seja o ponto alto deste projeto: a criação de uma casa sem janelas. naturalmente, uma casa sem janelas parece algo absurdo e, no mínimo, contraindicado. contudo, os arquitetos criativamente foram capazes de subverter a necessidade básica por aberturas e substituíram as janelas tradicionais por recortes/cisuras na casa, os quais dão origem a pátios que garantem não só a discrição e segurança desejadas, mas também um pedacinho de céu particular.
materialidade
a casa foi construída totalmente em alvenaria, o que permite inclusive, uma melhor manipulação da forma para perpetuar os recortes que atuam em paredes, pisos e lajes.
os pisos internos são revestidos por cerâmica nos ambientes mais nobres, como quartos e sala, e nos demais encontra-se principalmente o cimento queimado. uma madeira rústica é utilizada também nos acessos à casa e à garagem.
a pintura branca destaca o objeto monolítico em contraste ao entorno gramado e, praticamente vazio, como uma escultura controversa em um local público.

avaliação da forma
os diagramas concebidos pelos autores demonstram com eficácia o processo de aglutinação que gera casa onde diferentes ambientes são reunidos e, posteriormente, fatiados para criar as aberturas necessárias à residência.
tais recortes não apenas criam aberturas mas também quebram a monotonia da forma retangular tanto nas fachadas quanto na planta, a qual apresenta linhas sutilmente oblíquas que apresentam maior angulação no corredor que interliga os quartos ao restante da casa, destacando assim, a coerência do conceito que é aplicado globalmente ao projeto.

programa de necessidades
sala de estar e jantar | cozinha | circulação
banheiro | lavabo | quarto 01 | quarto 02
quarto 03 | garagem


Comments