CLIMA
- vinicius aleixo
- Feb 17, 2024
- 3 min read
Updated: Feb 17, 2024
para se chegar à compreensão de clima é necessário antes conceituar tempo atmosférico, o qual pode ser entendido como a condição momentânea da atmosfera, isto é, o estado imediato de um determinado dia: ensolarado, nebuloso, chuvoso etc. o clima, por sua vez, refere-se à condição média do tempo atmosférico em uma dada região analisada por um longo período de tempo, no mínimo 30 anos.
ELEMENTOS CLIMÁTICOS
são os elementos presentes na atmosfera que caracterizam o clima, os quais podem ser medidos e calculados: temperatura, umidade, pressão, radiação solar, precipitação, direção e velocidade dos ventos.
FATORES CLIMÁTICOS
são os fatores que determinam o clima e modificam os elementos climáticos: latitude, altitude, maritimidade e continentalidade, vegetação, relevo, correntes marítimas, massas de ar e a ação do homem.
ESCALAS CLIMÁTICAS
em virtude da interferência dos fatores climáticos na atmosfera é preciso olhar a atuação do clima em diferentes escalas da cidade: a meso escala, a escala local e a micro escala.
MESO ESCALA
a meso escala caracteriza o clima de uma cidade ou região metropolitana com todos os seus acidentes e conformações topográficas. desta forma, é preciso confrontar os dados de todas as estações meteorológicas da cidade a fim de compreender o seu clima.
ESCALA LOCAL
esta escala abrange de 1 a vários quilômetros, correspondendo assim ao clima de bairro. nesta escala a vegetação, a topografia e o relevo da cidade implicam na definição do clima. podemos considerar que esta escala é resultante da integração e interação entre diferentes micro-climas. as estações meteorológicas monitoram o clima nesta escala da cidade e fornecem apenas sua noção geral. para chegar a uma compreensão mais precisa das condições climáticas de um dado terreno se faz necessário avaliar a escala do microclima.
MICRO ESCALA [MICROCLIMA]
a micro escala é a escala mais próxima do pedestre, sendo aplicada a pequenos recortes espaciais que compreendem de 100 m a 1 km. esta escala sofre influência direta da arquitetura da cidade, dos tipos de solo e seus recobrimentos. nela a radiação solar, a temperatura do ar, a direção e intensidade dos ventos podem sofrer grandes variações. os dados fornecidos pelas estações meteorológicas devem ser transpostos para esta escala, atentando-se para todos os elementos que podem interferir e modificar o microclima.
DIFERENTES MICROCLIMAS NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
PRAÇA MAUÁ, CENTRO
imagem google street view
PARQUE LAGE, JARDIM BOTÂNICO
imagem google street view
PRAIA DE IPANEMA, IPANEMA
imagem google street view
ARQUITETURA E CLIMA
o estudo climático prévio à concepção do projeto potencializa e aperfeiçoa o uso do espaço a ser ocupado. ao considerar os obstáculos naturais e artificiais vizinhos, a radiação solar e os ventos dominantes, pode-se determinar com maior precisão e segurança o melhor posicionamento do projeto no terreno, sua forma e sua organização interna a fim de obter maior conforto e também um melhor aproveitamento dos recursos naturais disponíveis: luz natural, ventos e energia solar.
esta avaliação climática também se apresenta valiosa ao preparar o projeto para acompanhar e adequar-se às mudanças climáticas da sua região através do ano, isto é, garantir uma proteção solar na época de calor e, também, o melhor aproveitamento do sol nas estações mais frias.
REFERÊNCIAS
FONTENELLE, Marília. Projeto de Arquitetura Bioclimática. Rio de Janeiro. Disciplina lecionada na UFF, 2020.
LAMBERTS, R.; DUTRA, L.; PEREIRA, F. Eficiência energética na arquitetura. Rio de Janeiro, ELETROBRAS/PROCEL, 2014.
“Clima: elementos e fatores em Geografia”. Descomplica. Disponível em: https://descomplica.com.br/d/vs/aula/clima-elementos-e-fatores/. Acesso em 17 de fevereiro de 2024.




Comments